A placa de som já se tornou um periférico indispensável em qualquer micro que se preze. O mercado de informática está inundado de placas de som de tudo quanto é tipo. Em nosso Microteste de hoje fizemos um levantamento dos modelos de placas de som mais vendidos no Brasil e ensinamos tudo que você precisa saber sobre essa importante peça de seu micro.
Até pouco tempo atrás existiam poucos modelos de placas de som no mercado. Mesmo os "clones" da Sound Blaster (o modelo mais conhecido de placa de som, que acabou tornando-se padrão de mercado) se resumiam a meia dúzia. Atualmente encontramos centenas de modelos diferentes de placas de som no mercado, com as mais diferentes características.
Para saber se uma placa de som é ou não boa, você deverá observar atentamente as suas características técnicas, como a resolução (número de bits que a placa manipula), a taxa de amostragem, e, principalmente, o tipo de sintetizador. A qualidade de uma placa de som é diretamente proporcional ao seu preço, ou seja, quanto mais cara for a placa de som, melhor ela será.
É claro que você talvez não queira gastar R$ 330,00 para ter uma Sound Blaster Live!, a placa de som topo de linha do mercado hoje. É bom analisar o custo/benefício e a aplicação que você deseja para a sua placa, de modo a definir o modelo que melhor atenderá às suas necessidades.
Se você quer uma placa de som apenas para fazer barulhinhos, sem nenhum compromisso com a qualidade, então qualquer placa de som dessas de R$ 30,00 servirá para você. Até mesmo a placa de som que vem "on board" em diversos modelos de placa-mãe resolverá o seu caso. Se você for um pouco mais exigente em relação à qualidade do som, então escolha uma placa de som que possua síntese de Wave Table, que tornará os sons MIDI mais realistas.